Uso de telas por crianças e adolescentes
USO DE TELAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O uso excessivo, precoce e problemático do uso das telas pelas crianças e adolescentes podem afetar o desenvolvimento das crianças, desde malefícios a visão, risco aumentado de obesidade, distúrbios do sono, da regulação do humor, dentre outros.
Baseado em recomendações de diretrizes e manuais da Sociedade Brasileira de Pediatria, Academia Americana de Pediatria e Royal College of Peadiatrics and Child Health, podemos entender que o principal problema do uso de telas é quando ele substitui as atividades essenciais à saúde e ao bem-estar, como socializar com familiares e amigos, dormir, brincar, interagir e se exercitar.
A tecnologia da internet e todo seu conteúdo veio para ficar, faz parte de nossas vidas e as crianças e adolescentes precisam da orientação dos pais para ajudá-los a desenvolver bons hábitos tecnológicos, para que possam usufruir dos benefícios da era digital de forma segura, crítica, responsável e ética.
Tecnologias digitais podem ser muitas coisas, boas e ruins. Existem milhares de ferramentas de ensino, como visitas virtuais a museus, plataformas de tecnologia Maker, de idiomas, música, não há limites de informações úteis. Mas também há uma infinidade de conteúdos impróprios que podem estar contrários aos valores de cada família, que instigam e relativizam a violência, a pornografia e muitos outros temas.
Diante desses problemas precisamos de recursos para ajudar nossos filhos a aprender o uso saudável da tecnologia, aprender a identificar problemas e pedir auxílio quando necessário.
Precisando de mais informações?