Vacinação contra influenza
Vacinação contra influenza
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza tem como propósito reduzir internações, complicações e óbitos na população alvo e ainda reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.
Alguns pontos importantes na campanha deste ano:
-Público-alvo do Ministério da saúde: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, além de pessoas da área da segurança publica.
-É importante que seja priorizada a administração da vacina COVID-19 para as pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a COVID-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
-Crianças menores de 9 anos que irão receber a vacina influenza pela primeira vez, devem tomar 2 doses com intervalo de 30 dias.
-No serviço público é fornecida a vacina trivalente: H1N1, H3N2 e B. No serviço privado há a quadrivalente que inclui mais 1 cepa do tipo B.